SOBRE O DICON

 O DICON – Conselho de Dirigentes de Órgãos de Controle Interno da União reúne os dirigentes das unidades de auditoria interna que, no âmbito da esfera pública federal, exerce o papel de Órgão de Controle Interno no exercício das competências estabelecidas no artigo 74 da Constituição Federal. Nesse sentido, o DICON constitui-se em espaço importante para o debate de temas relevantes para a atuação desses órgãos e para o seu fortalecimento junto aos órgãos que representam e à sociedade. 

Com esse papel de fórum de dirigentes,

o DICON busca promover a integração entre os órgãos de controle interno e articula-se com o Tribunal de Contas da União e outros órgãos

integrantes do controle externo federal na busca do fortalecimento institucional e de parcerias que possam ajudar na estruturação dos órgãos de controle interno.

O Dicon tem também o objetivo de criar ambientes de debates de temas complexos e controversos com o intuito de alinhar as atuações dos órgãos integrantes. Esses debates são feitos em reuniões técnicas e, a cada dois anos, em evento amplo denominado Fórum Brasileiro de Auditoria e Controle Interno da Administração Pública Federal.

 

Integram o Conselho os titulares dos órgãos de controle interno dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e dos órgãos essenciais à Justiça, atualmente totalizando 75 órgãos representados.